30 agosto, 2010

Não fique desconfiando da beleza do dia...



(Image by Graham Winterbott)

Hoje tenho que dizer que a segunda-feira contrariou a regra. Se é que existe alguma regra.
Na minha cabeça, pelo menos até hoje, as segundas-feiras eram feitas de despertar logo cedinho, com muito frio e preguiça, de passeio com o cachorro ainda dormindo (eu e ele), de ônibus que parecia balançar mais do que o normal (talvez pela pausa do final de semana), de retorno ao trabalho e lembrança das 200 coisas que tenho atrasadas para fazer, de telefonemas para dar, de emails para responder, de almoço corrido, de reuniões, de espera pelo ônibus no ponto 'sem ponto' com vento, de mais balanço no ônibus, casa, cansaço, banho, cama...
O dia hoje começou leve, apesar do frio, do vento na janela. Passeio divertido com o cachorro, de pijama xadrez (eu e ele), mais acordada do que de costume. Caminhada calma para o ponto de ônibus, sorrisos de bom dia (nunca reparei esses sorrisos?). O balanço do ônibus hoje rendeu um belo cochilo, que talvez tenha sido um dos responsáveis pelo meu bom humor ao chegar no trabalho (não que eu chegue mau humorada sempre ok?).
Manhã de trabalho, risadas, conversas...
Almoço num lugar novo, delicioso, mais do que divertido e agradável com as amigas! Precisamos repetir!
Tarde de mais trabalho, risadas, conversas...
Bate papo num barzinho com outras amigas muito queridas no final da tarde... Apesar da moça ter gritado comigo no caminho, por eu não saber muito bem 'direita e esquerda'... nada que uma pulseira no braço não resolva [rs].
Lugar agradável, diferente, novo também, cheio de fotografias lindas nas paredes, pessoas especiais, um brinde, uma horinha de risada e conversas que valeram por muitas outras!
Muito vento no caminho de volta... sabia que vestido não era o ideal pra hoje, mas o dia estava tão leve!
Ônibus chegando junto comigo no ponto antes mesmo de eu pedir isso em pensamento (sorte!), lugar para sentar (sorte dupla!)...
Casa... pijama... minha irmã me esperando para estudar para a prova de espanhol... Internet, poemas, contos, história, conversas...
Fiquei pensando na necessidade que eu sinto de 'enquadrar as coisas', ainda que elas não caibam, não precisem, somente morem no plano das idéias e nunca aconteçam... Mas hoje senti também que uma simples segunda-feira, tão previsível pode surpreender...

No fim, acho que a Kenia tem mesmo razão quando diz pra eu não ficar desconfiando da beleza do dia!

29 agosto, 2010

Alma Nova!




Alma Nova
Zeca Baleiro

'E eu digo
Calma alma minha
Calminha!
Ainda não é hora
De partir...'

Rodoviária, São Paulo, conversas, risadas, Zeca Baleiro, Nando Reis, muita música, frio...
Planejar tem lá o seu encanto (e acho que é de fato é que nos move), mas realizar...!

25 agosto, 2010

Agenda



(Image by Chris Stein)

nascer de novo
fazer relaxamento
jogar nenhum jogo com desejo
colocar rede
dormir no chão
comprar chaleira
rolar como seixo
acabar com o mimo
cortar cabelo
ficar bonito
continuar amando ela.

Mário Pirata

Já reparou quantas idéias, quantos planos vamos fazendo e deixando guardados em algum lugar?
Não significa que não façamos coisas e que simplesmente ter vontade, pensar em fazer as coisas já não nos faça bem.
Ontem estava folheando meu caderno e encontrei um monte rabiscos e pensamentos soltos, escritos naqueles momentos em que a nossa cabeça voa pra bem longe da sala... 
E reparei que talvez em algum momento possa além de fazer planos tentar colocá-los em prática.

21 agosto, 2010

Sim ou não?



(Image by Justine Beckett)

Se tivesse que resumir essa semana eu acho que caberia em 'Dia difícil', pra não dizer semana. Bom, dias difíceis não são mais novidade. Talvez essa seja a regra. Talvez assim os dias 'fáceis', bons, gostosos tenham mais sabor.

Estava lendo um crônica da Martha que se chama 'Quanto vale um sim'. Enquanto eu lia foi como se me desse conta de como o 'sim' me provaca medo. Cursioso isso, sempre achei que era o 'não' que me amedrontava.

Sempre me pareceu que o não era transformador. Aquela conversa (que tem lá o seu sentido sim) de que diante de um 'não' temos que dar a volta por cima, encontrar novos caminhos, outras possibilidades, imaginar novos rumos. O poder transformador do não. Mas já se deu conta, já pensou alguma vez no poder do sim? Um sim pode mudar tanta coisa! E talvez por isso ele me assuste.

Em determinado momento a Martha diz que 'há quem fique paralisado diante de um não'. Ok. Ainda que pensemos um trilhão de vezes na possibilidade de ouví-lo, ele de fato paralisa a priore. Um não 'imaginado' é bem diferente de um não 'vivido'. s, e a nossa mania de achar que só porque imaginamos as situações teremos o poder de nos sairmos bem delas...

Honestamente ao ler essa frase percebi que tenho sentido mais medo de paralisar diante de um sim. De 'sim' buscar algo que me realize de verdade, de 'sim' descobrir as coisas que eu gosto, de 'sim' me dar o prazer de fazer as escolhas que sempre tive medo... sempre me escondendo atrás desse falso medo de 'não' dar certo.

No fundo, acredito na possibilidade dos dois. Penso que o 'sim' e o 'não' mudam os nossos caminhos. Mas honestamente, quero tentar viver com menos medo de ambos. Talvez, o que me assute de fato seja a resposta. A resolução. A definição. Afinal, enquanto existe a possibilidade de um 'não', posso seguir imaginando como me levantar, como seguir em frente... e enquanto existe a possibilidade de um 'sim' posso seguir duvidando dela... Mas quando as coisas se definem... aí é que começam de fato as novas possibilidades.

19 agosto, 2010

Cansa né?



(Image by Win-Initiative)

loas à imperfeição!
quem me dera não ter
um pingo de receio
de desagradar
vá para a puta que o pariu
diria mil vezes
o rancor meu recheio
grande merda você
que perca, que afunde, que morra
queria boa porção de lama
e dormir o sono das injustas
desbocada? dá no mesmo, porra
tanto faz como tanto fez
vem cá você, seu pentelho
você não é de nada
e pronto
mil sessões de terapia poupadas

Martha Medeiros

15 agosto, 2010

10 coisas sobre mim...







Fiquei pensando que esse título ficou meio estranho, tipo quem quer saber 10 coisas sobre mim? Mas e daí, o blog é meu certo? E mais, essa pergunta veio de duas pessoas muito bacanas que eu tive a oportunidade de conhecer graças a esse espaço sabe? A Kenia que escreve o Poesia Torta (e o Diários de Filosofia e também o Coeur de poètesse, e outros! [rs]) e o André que escreve o Últimas Fichas!
O blog da Kenia acho que foi o primeiro que eu descobri e em alguma medida (bem grande eu acho[rs]) deve ser responsável por esses espaço existir hoje! E o André conheci pelo blog da Kenia! E gosto muito das fichas que ele aposta lá!

Bom, o selo pede que eu fale 10 coisas sobre mim... então antes que eu fique mudando, inventando, trocando ou consertando essas coisas lá vai...

Primeiro eu sou uma pessoa teimosa, teimosa 'além da conta' sabe? Como diria a minha vó... não adianta eu vou tentar te convencer seja lá do que for, e eu vou tentar fazer isso, mesmo que esteja na cara ou escrito num letreiro em neon que vai dar errado... (às vezes não dá vai...).

Eu fico viajando em livrarias, adoro livrarias sejam elas como forem, grandes, pequenas, arrumadinhas, bagunçadas, tem horas que me perco tanto que olho pro lado com vergonha pra ver se alguém estava me olhando... como se alguém pudesse saber por onde eu viajei...

Gosto de observar as pessoas no ônibus, mas acho que não sou louca [rs]. É meio maluco isso, mas gosto de observar as pessoas e ficar imaginando quem elas são... que histórias elas trazem, contam, fazem parte... Fico apostando comigo mesma 'imaginações' que nunca saberei se são são verdadeiras. E o mais gostoso é que cada dia vou mudando essas minhas histórias-hipóteses malucas! [rs]

Adoro animais! Todos! Ok, nem todos! Por alguma razão os insetos me dão medo. Não consigo ver um cachorro sem ir xeretar e brincar! Ok que isso pode render alguma mordida um dia desses! Já cheguei atrasada no trabalho, já caí sentada numa poça d'água, meu cachorro quase não quis mais saber de mim, mas até agora tenho me divertido muito!

Tenho me apaixonado cada vez mais por cinema! Não entendo nada efetivamente, 'profissionalmente falando', mas a cada coincidência (nem tão coincidência assim às vezes) eu descubro que gosto mais e mais e mais!

Morro de vergonha de sair em fotografias! Sou sempre a pessoa chata que não quer sair na foto, que foge na hora do 'X', no parabéns, na foto da viagem! E deixo as pessoas sempre bravas comigo por isso!

Tenho vontade de fazer uma tatuagem, mas além de teimosa como disse lá em cima também sou indecisa! O que dificulta esse processo! Mas acho que um dia ainda faço...

Tenho vontade de aprender a dançar e de fazer capoeira, mas não consegui ter coragem ainda de pensar na idéia de ficar no centro de uma roda... é, possoas que morrem de vergonha de tudo, principalmente de serem o 'foco' tem esse problema.

Amo viajar! Muito!!! Pra quase qualquer lugar! Sol, chuva, vento... tanto faz! Até ás viagens para São Paulo, cheias de trânsito, e buzinas, e atrasos eu adoro! Basta saber que estou indo para outro lugar e pronto!

E por fim, eu tenho uma mega, power, baita dificuldade de organizar o pensamento pra falar! Já tentaram encher a minha bola dizendo que é porque eu penso muita coisa e muito rápido, mas não cola! Eu me atrapalho mesmo! Parece que está tudo tão certinho aqui 'dentro' (da minha cabeça), mas basta abrir a boca... lá vou eu me perder!

Agora, passo o selo pra vocês e ainda que o que vocês escrevam, desenhem, escolham para postar... conte muito de vocês, se quiserem, adoraria saber 10 algumas, essas, outras...  coisas sobre vocês também!

Sob minha inteira responsabilidade, por Flávia
Tudo junto e misturado, por Erin
sob zero grau do signo de libra  ou poemas, chiclete & sons, por Franck (Seu último post 'Sou' acho que já diz muita coisa! Adorei!)
Idéias e Sketches, por Thiago
Palavras ao Vento, por Luiza
Um dia me disseram, por Thaís
O medo de Suzana, por Suzana
Entrada para Raros, por Cris
Palavra Fátua, por Helcio
O Caminho das Palavras, por Danny
Todos os sentidos, por Sél
Catadora de Palavras, por Luciana
Um lugar para repousar, por Carol
Céu Aberto, por Walkyria
Branca... , por Natália

Acho que sou muito curiosa né?
Beijos e boa semana gelada pra gente!
Com muito chocolate quente, coberta e cama quentinha!

Espaços especiais que eu devoro sempre!








Acho que andei escrevendo sobre como as pessoas são importantes nesse nosso caminho de cada dia...
Estava pensando sobre coisas que fazem os meus dias valerem a pena sabe? Não vou colocar a minha lista ainda, mas entre elas certamente está poder compartilhar coisas com vocês e ter o prazer de ler o que vocês escrevem! Queria agradecer a Kenia, a Luiza e o André pelo carinho e dizer que é muito bom ter encontrado vocês!

Por isso devoro o que vocês escrevem sempre!

Ao invés de listar os blogs aqui, gostaria dedicar esse selo para vocês que moram também ali na lateral do meu blog, são certamente espaços que eu devoro sempre! E com muito prazer! Obrigada por tornarem tudo mais divertido, engraçado, reflexivo... por me proporcionarem tantos sentimentos diferentes! Por isso, o selo é de vocês! E com o mesmo carinho com que me foi passado!

13 agosto, 2010

Pensando bem...



(Image by Peter Cade)

Volta às aulas = muita correria!
Estou fazendo uma disciplina deliciosa sobre cinema, espaços, imagens... E passei aqui para deixar uma frase que ouvi essa semana e não saiu da minha cabeça...

"Nosso momento de maior potencialidade é justamente quando não sabemos o que fazer".

Ainda estou pensando sobre isso...
Bom final de semana pra gente!

06 agosto, 2010

Defeitos



(Image by Ballyscanlon)

'Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso.
Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro'.

Clarice Lispector

E o pior (ou melhor, ou tanto faz) é que até os defeitos e talvez em grande parte eles, são responsáveis por ser quem somos. Essa semana andei pensando sobre isso: os defeitos. Os meus, os seus, os nossos...

E num primeiro momento não me pareceu muito confortável sabe? Olhar para eles assim nus e crus! Mas o curioso é que de alguma maneira estranha nós os conhecemos (quase) todos. Disfarçamos, arrumamos, tentamos mudar, camuflar, seja lá o verbo que for... Mas o fato é que eles são parte de nós também. E talvez o maior erro seja tentar mudar isso.

Fiquei pensando nas ‘um milhão de vezes’ em que desejamos internamente não ser mais assim ou assado, nunca mais fazer isso ou aquilo, nem dizer, nem pensar, nem querer... E se repararmos isso acontece quase o tempo todo. É no trabalho que deveríamos ser mais objetivas, menos confusas, mais claras, ter menos vergonha de falar em público... Em casa que deveríamos ser menos impacientes, mais calmas, menos emburradas... Na vida em que deveríamos ser mais solidárias, menos egoístas, menos apressadas, menos medrosas, bem menos inseguras...

Quem disse?

O fato é que os defeitos são também parte do que nos mantém inteiros! E talvez conviver com eles não precise ser algo 'sofrível'. Talvez eles sejam partes fundamentais do que quebra-cabeça que nós somos... E se olharmos com cuidado, podemos até tentar trocar de lugar algumas peças às vezes, somos humanos certo? Mas precisamos de todas elas para ser o que somos, seja isso inteiro, metade...

E talvez o maior perigo seja se perder em relação a quem queremos ser e como queremos ser, para como agradaríamos se fossemos...

Não quero com isso dizer que não podemos mudar, melhorar, trabalhar o que não é bacana na gente, o que não nos agrada. Claro que podemos. Mas talvez esse ideal de mudança não deva ser nosso maior objetivo. Já é tão difícil ser quem somos com o pacote todo: o que temos de bom, de alegre, de triste, de complicado, de simples, enfim... Imagina ser tudo isso e ficar tentando não ser algumas coisas também?

05 agosto, 2010

Se eu fosse eu



(Image by Image Source)

Se eu fosse eu, reagiria. Diria exatamente o que eu penso e sinto quando alguém me agride sem perceber. Deixaria minhas lágrimas rolarem livremente, não regularia o tom de voz, nem pensaria duas vezes antes de bronquear, mesmo que mexicanizasse a cena. Reclamaria em vez de perdoar e esquecer, em vez de deixar o tempo passar a fim de que a amizade resista, em vez de sofrer quieta no meu canto.

Se eu fosse eu, não providenciaria almoço nem jantar, comeria quando tivesse fome, dormiria quando tivesse sono, e isso seria lá pelas nove da noite, quando cai minha chave-geral. Acordaria então às cinco, com toda a energia do mundo, para recepcionar o sol com um sorriso mais iluminado que o dele, e caminharia a cidade inteira, até perder o rumo de casa, até encontrar o rumo de dentro.

Se eu fosse eu, riria abertamente do que acho mais graça: pessoas prepotentes, que pensam saber mais do que os outros, e encorajaria os que pensam que sabem pouco, e sabem tanto. Eu faço isso às vezes, mas não faço sempre, então nem sempre sou eu.

Se eu fosse eu, não evitaria dizer palavrões, não iria em missa de sétimo dia, não fingiria sentir certas emoções que não sinto, nem fingiria não sentir certas raivas que disfarço, certos soluços que engulo. Se eu fosse eu, precisaria ser sozinha. Se eu fosse eu, agiria como gata no cio, diria muito mais sim. Se eu fosse eu, falaria muito, muito menos.

E menos mal que sou eu na maior parte do dia e da noite, que sou eu mesma quando escrevo e choro, quando rio e sonho, quando ofendo e peço perdão. Sou eu mesma quando acerto e erro, e faço isso no espaço de poucas horas, mal consigo me acompanhar. Se eu fosse indecentemente eu, aquele eu que refuta a Bíblia e a primeira comunhão, aquele eu que não organiza sua trajetória e se deixa levar pela intuição, aquele eu que prescinde de qualquer um, de qualquer sim e não, enlouqueceria, eu.

Martha Medeiros

02 agosto, 2010

Segunda-feira



(Image by Michael Chrisman)

Preguiça de levantar...

Frio...

Muito vento...

Cheiro de chuva (mas nada de chuva)...

'Bom dia' animado da cobradora e do motorista do ônibus...

Cochilo gostoso no caminho ouvindo música...

Água de coco comprada às pressas no varejão...

Trabalho, reuniões, trabalho...

Correria pra pagar contas no almoço (realizar um depósito pode ser uma aventura [rs])

Trabalho, trabalho e mais trabalho...

Ônibus de volta pra casa...

Mais vento (bem mais)...

Sopa...

Internet...

Próximo passo: Cama...

Nem parece que já se foi a segunda-feira!?

01 agosto, 2010

Amizade...





A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.

Carlos Drummond de Andrade

Ganhei esse selo muito especial, da Thaís que escreve 'Um dia me disseram' (uma espaço muito gostoso que vale a pena conhecer viu? Passem por lá!). A idéia é passar para seis blogs e responder a pergunta 'Qual foi a melhor coisa que um dia te disseram?'.

Hum, caramba! Quantas coisas importantes eu já ouvi! Aquelas palavras certas nos momentos exatos sempre fizeram a diferença e com certeza mereceriam estar aqui! Inclusive as escritas também [rs], afinal vocês devem saber melhor do que eu que esse 'mundo virtual' aparece na hora certa né? No meio daquele dia infernal de repente você lê aquilo que queria muito ouvir... (às vezes não queria, mas sabe que foi importante, que te fez pensar!).

Onde trabalho tem um senhor muito especial. Sabe aquelas pessoas que sempre te falam a coisa certa? Percebem de longe o que você está precisando ouvir? E fazem isso com uma bondade que você fica se perguntando se elas existem mesmo? Existem sim e que bom. Não sei se o senhor se lembra de todas as nossas conversas, mas eu certamente não me esquecerei de nenhuma. Quantos finais de tarde em que uma palavra sua teve o poder de mudar o significado de todo um dia...

Essa semana recebi do senhor o último texto que escreveu 'A ordem alfabética da vida'. Acho que tudo o que senhor sabe e sente nunca caberia num alfabeto sabe? Seria preciso inventarmos muitas novas letras!

Não sei se a amizade é um jeito de se isolar do mundo, na verdade acho que pode ser um jeito de se aproximar sabe? Mas certamente a amizade é a magia de cultivar pessoas que são importantes pra gente! Sempre fiquei pensando em como poderia retribuir esse carinho, essas palavras, esses conselhos... Aliás, agora que o senhor anda se aventurando por esse 'mundo virtual' quem sabe não está na hora de criar um blog para poder dividir com os outros suas palavras tão sábias hein?

Gostaria de agradecê-lo por tudo, sei que o senhor nunca disse uma palavra esperando qualquer tipo de agradecimento, mas obrigada! Saiba que desejo cultivar essa amizade pra sempre! E talvez as pessoas não entendam, mas acho que a melhor coisa que um dia já me disseram (e ainda bem que o senhor continua dizendo todas as vezes que nos vemos é: 'Só alegria!' [rs]. Esse 'só alegria' sempre foi muito mais do que só alegria, foi carinho, atenção, cuidado, incentivo...

Os blogs abaixo também são um sonho...
Boa semana pra gente!