25 janeiro, 2011



(Image by Marc Gutierrez)

"Estamos agindo certo sem saber onde o certo nos levará, se para o céu ou para uma úlcera. Existem dias – e só confessamos isso para o terapeuta ou para o melhor amigo – em que gostaríamos de sumir no mundo, deixar para trás todos os afetos que nos são sagrados, todo o nosso currículo de tarefas bem-feitas, e ficar à disposição do imponderável, dos impulsos, do incerto."

Martha Medeiros

22 janeiro, 2011

O vento vai dizer lento o que virá...

 

(Image by Glowimages)

- Como pode alguém sonhar
o que é impossível saber?
- Não te dizer o que eu penso
já é pensar em dizer

(O Vento - Los Hermanos)

19 janeiro, 2011

Medo do que dá medo...



(Image by Kei Hiramatsu)


Há o certo, o errado e aquilo que nos da medo, que nos atrai, que nos sufoca, que nos entorpece.
Martha Medeiros

13 janeiro, 2011

...



(Image by Piotr Powietrzynski)

Pensar no que está sendo, ou antes, não, não pensar, mas enfrentar e penetrar no que está sendo é coragem.
Martha Medeiros

12 janeiro, 2011

Às vezes...



(Once)

"Às vezes o que a gente procura não é o que a gente procura, mas o que a gente encontra..."

11 janeiro, 2011

Sacanagem...

 
 
(Image by Loubie Lou)
 
"É difundir a idéia de que só há uma fórmula para ser feliz, a mesma para todos, e que os escapam dela estão condenados à marginalidade. Ninguém nos conta que essas fórmulas muitas vezes dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que poderíamos tentar outras alternativas menos convencionais.
Sacanagem é nos condicionarem  a um  amor cheio de regras e príncipios, sem ter direito à leveza e ao prazer que nos proporcionam as coisas escolhidas por nós mesmos".

Martha Medeiros - Budas Ditosos

10 janeiro, 2011

Procurando a coragem...





 "O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa 
 
Se eu vou encontrar, essa é outra história...
Mas posso dizer que procurá-la já é uma grande movimento... 

06 janeiro, 2011

Chances?



(Image by Joos Mind)

'O fator de chance na vida é algo incompreensível'.
(Filme: Tudo pode dar certo)

05 janeiro, 2011

Do tamanho do mundo?



(Image by Eric Eric McNatt)

Não me sentindo mais tão pequena...
E percebendo que o mundo é mesmo grande e cheio de possibilidades...
Pode chover...

03 janeiro, 2011

Tempo



(Relógio by ahahahlenaII)

"Às vezes eu queria parar o tempo...
Mas o mundo só anda pra frente, e a gente não avança sem deixar algumas coisas pra trás..."

02 janeiro, 2011

Eu sou...



(Caminho by Gisaiagami)

Acho que estou num momento egoísta sabe? Tentando entender um pouco melhor (assim como vou tentar até o fim) quem eu sou e coisas assim... E lembrei dessa crônica... De fato somos a somatória de tudo o que vivemos e do que não vivemos também... e até do que sonhamos viver um dia... E espero que sejamos o que ninguém vê, mas também o que deixamos que os outros vejam...

Você é...
(Martha Medeiros)

Você é os brinquedos que brincou, as gírias que usava, você é os nervos a flor da pele no vestibular, os segredos que guardou, você é sua praia preferida, Garopaba, Maresias, Ipanema, você é o renascido depois do acidente que escapou, aquele amor atordoado que viveu, a conversa séria que teve um dia com seu pai, você é o que você lembra.

Você é a saudade que sente da sua mãe, o sonho desfeito quase no altar, a infância que você recorda, a dor de não ter dado certo, de não ter falado na hora, você é aquilo que foi amputado no passado, a emoção de um trecho de livro, a cena de rua que lhe arrancou lágrimas, você é o que você chora.

Você é o abraço inesperado, a força dada para o amigo que precisa, você é o pelo do braço que eriça, a sensibilidade que grita, o carinho que permuta, você é as palavras ditas para ajudar, os gritos destrancados da garganta, os pedaços que junta, você é o orgasmo, a gargalhada, o beijo, você é o que você desnuda.

Você é a raiva de não ter alcançado, a impotência de não conseguir mudar, você é o desprezo pelo o que os outros mentem, o desapontamento com o governo, o ódio que tudo isso dá, você é aquele que rema, que cansado não desiste, você é a indignação com o lixo jogado do carro, a ardência da revolta, você é o que você queima.

Você é aquilo que reinvidica, o que consegue gerar através da sua verdade e da sua luta, você é os direitos que tem, os deveres que se obriga, você é a estrada por onde corre atrás, serpenteia, atalha, busca, você é o que você pleiteia.

Você não é só o que come e o que veste. Você é o que você requer, recruta, rabisca, traga, goza e lê. Você é o que ninguém vê.

Faxina geral! 2011 chegou!



Nova foto para o mural: Búzios no Natal...

Se tem uma parte que me irrita no final e no começo do ano é quando o nosso balanço começa a ficar profundo demais... A tradicional retrospectiva eu acho bastante simpática e terapeutica inclusive, afinal em meio a tanta correria e diante da nossa esperteza de querer muitas vezes 'empurrar as coisas para debaixo do tapete', de fato esse balanço nos faz conseguir voltar até sentimentos e acontecimentos importantes...

Arrumei gavetas (mais desarrumei que arrumei, mas...), organizei livros, filmes, CD's, fotografias, a tinta nova para a parede colorida do meu quarto, o mural de fotos, e comecei a pensar em mim! E no meu exercício mais complicado para 2011... Me deixar surpreender... E ter momentos de coragem... E fiquei pensando qual o problema com isso? Porque é tão complicado lidar com o que não está no roteiro (ainda que furado) que eu imaginei?

E aí fui pensando que criatura complexa eu poderia ser para ter tanto problema com isso... E de repente começou a surgir uma lista enorme... De coisas que eu gosto, não gosto, de como eu penso que sou... Não é da curiosidade de ninguém isso sabe? Mas resolvi dividir... Acho que posso rever isso lá no começo de 2012...

Gosto de doce com salgado, mais do que doce ou salgado separados, adoro a combinação!

Barulho e cheiro de chuva... (Como a que está lá fora nesse momento...)

Vento, vento no rosto, principalmente no fim de tarde, e se for vento de chuva então...

Entardecer! Adoro ver o sol se pôr, mais do que ele nascer, não sei porque, mas o pôr do sol me trás muito mais a idéia de recomeçar...

Adoro a lua, posso ficar horas olhando pra ela, na verdade acho que adoro as coisas que ela me faz pensar...

Adoro horóscopo, astrologia, numerologia, e tudo mais que os astros, as cartas, as pedras, as cores... possam me dizer! Pode ser a coisa mais babaca do planeta, mas não vivo sem tentar interpretar aquelas previsões algumas vezes sem pé nem cabeça... Se você também gosta dá uma olhadinha aqui...

Romances e comédias românticas: nem que seja pra duvidar e dizer ‘só em filme mesmo’ (Tudo bem, uma certa experiência me fez aposentar essa frase por tempo indeterminado)...

Mania de anotar frases de filmes... Adoro aquelas frases de efeito, malucas, que de alguma maneira são coisas que eu queria dizer, ouvir, ou mesmo esquecer... A de hoje: 'O universo é um acaso cego sem sentido', do filme 'Tudo pode dar certo'... E o Boris, consegue ser mais reclamão do que eu...

Adoro analisar filmes e ficar comparando com coisas que na maioria das vezes nem são comparáveis... Adoro chorar, rir, ficar brava também e todas as emoções que eles me fazem sentir!

Morro de vergonha de receber elogios, odeio ficar sem jeito...

Sou ótima pra desviar o assunto, sair pela tangente...

Odeio como algumas pessoas possuem o poder de nos decifrar em tão pouco tempo... (prefiro pensar isso,  do que talvez o fato de que eu possa ser ‘alguém tão previsível’)

Penso sempre nas terceiras intenções, não consigo ouvir coisas sem analisar o que pode querer dizer... (posso errar, mas eu tento...)

Duvido de tudo e de todos, mas, no fim acabo acreditando em algo...

Sou teimosa, extremamente teimosa... Se quer me convencer, deixe que eu pense que cheguei a essa conclusão sozinha, nem por convencimento, nem por oposição...

Adoro viajar... a idéia de estar ‘a caminho de...’ me fascina... Seja de carro, ônibus, trem, avião, navio... E principalmente de conhecer lugares novos!

Faço muitos planos (que quase sempre dão errado, com exceção dos meus mapas!)...

Penso muito, 'demais da conta' eu diria... Já dizia Clarice que pensar demais irrita...

‘E SE’ é uma expressão recorrente nos meus pensamentos inclusive...

Sou um pouco reclamona (ok, você tem razão), pessimista talvez, ou seria realista demais?

E ao mesmo tempo a Srta ‘Tudo vai dar certo de alguma maneira’, embora na maioria das vezes eu não faça idéia de como!

Tenho medo de sentir medo, ainda que assim viva com ele...

Falo pelos cotovelos, menos quando estou com vergonha, aliás, quando estou nervosa fico monossilábica...

Gosto mais da muvuca da cidade do que do verde... Verde para as férias e o feriado, mas o barulho, o movimento, para o dia-adia definitivamente (pode ser só costume...)

Tenho vontade de morar em São Paulo um dia...

E dar a volta ao mundo também... nem que seja nos lugares mais legais (pra mim) e de mochilão... Isso inclui conhecer a Grécia e a Irlanda... (Influência de alguns filmes...)

Ainda quero aprender a tocar gaita (culpa da Alanis...)

Gosto de músicas dos tipos mais variados... Mas gosto sempre daquelas que me fazem pensar em coisas... Sabe? Músicas que te levam pra outro lugar, que mudam o tom do seu dia? Que te fazem pensar em coisas que sem elas você não seria capaz de pensar e nem de sentir... Essas!

Adoro cantar sozinha! Na frente do computador, arrumando meu quarto, em pensamento no ônibus...

Ah e amo trilhas sonoras de filmes! É quase automático terminar de ver o filme e procurar a trilha! E lá vai ela para o celular tocar por tempo indeterminado...

Odeio aparecer em fotografias! Odeio, talvez mais do que pimentão e sentir medo! Mas adoro tirar fotos! Ver fotos, ler sobre fotos! Ainda estou ‘me devendo’ um curso de fotografia.

Amo cinema! Não entendo quase nada tecnicamente, mas amo filmes! De todos os tipos! Posso ficar horas especulando sobre eles depois, detalhes, bastidores... Aliás, estou devendo mais um curso de cinema também! E mais idas ao cinema também!

Sou a Srta curiosidade! Não há nada que me deixe mais nervosa do que ficar curiosa! Cuidado!

Odeio como o meu modo um tanto cético de ver as coisas faz com que elas percam o encanto... Mas adoro o encanto que consigo imaginar... (mesmo que hora mais, hora menos, duvide dele)

Adoro a minha imaginação e maneira como ela flui, muitas das vezes a partir de nada...

Eu gosto da maneira como me interesso por coisas diferentes... Basta ser diferente que estou lá... Xeretando, tentando entender, e isso felizmente ou infelizmente vale para as pessoas também! Apesar do medo da surpresa, adoro quem me provoca curiosidade...

Morro de vontade de cantar no Karaokê! Bom deixar claro que vontade não significa coragem né?

Adoro jogar conversa fora com amigos especiais, e o poder que isso tem de transformar um dia chato num dia cheio de possibilidades...

Adoro rir! E quem me faça rir também! Acho que essa é uma das melhores qualidades das pessoas, o poder de fazer as outras rirem, do mundo, dos absurdos da vida, de bobeiras, de si mesmas...

Adoro cadernetas, ainda que não termine de fato nenhuma delas, mas há várias espalhadas por bolsas, caixas, no meu quarto... gosto de escrever coisas bestas que eu penso pelo caminho...

E esse blog certamente me ajudou a descobrir muitas dessas coisas!
E acho que chega... Continuo com as cadernetas e quando houver algo interessante, prometo trazer pra cá!

Que em 2011 eu descubra mais uma porção de coisas pra gostar, pra não gostar, pra sentir saudade...