09 setembro, 2010

O que você mais quer?



(Imagem by Simon Bond)

Era uma festa familiar, destas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia. "Olha pra essa menina. Sempre com esta cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?"

Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais. Fulana é linda, jovem e tem um corpaço, o que mais ela quer? Sicrana ganha rios de dinheiro, é valorizada no trabalho e vive viajando, o que é que lhe falta?

Imaginei a garota acusando o golpe e confessando: sim, quero mais. Quero não ter nenhuma condescendência com o tédio, não ser forçada a aceitá-lo na minha rotina como um inquilino inevitável. A cada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo.

Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a idéia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.

Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo em alguém que ainda não conheço, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estréia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meus dias.

Quero ventilação, não morrer um pouquinho a cada dia sufocada em obrigações e em exigências de ser a melhor mãe do mundo, a melhor esposa do mundo, a melhor qualquer coisa. Gostaria de me reconciliar com meus defeitos e fraquezas, arejar minha biografia, deixar que vazem algumas idéias minhas que não são muito abençoáveis.

Queria não me sentir tão responsável sobre o que acontece ao meu redor. Compreender e aceitar que não tenho controle nenhum sobre as emoções dos outros, sobre suas escolhas, sobre as coisas que dão errado e também sobre as que dão certo. Me permitir ser um pouco insignificante.

E na minha insignificância, poder acordar um dia mais tarde sem dar explicação, conversar com estranhos, me divertir fazendo coisas que nunca imaginei, deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir. O que eu quero mais? Me escutar e obedecer o meu lado mais transgressor, menos comportadinho, menos refém de reuniões familiares, marido, filhos, bolos de aniversário e despertadores na segunda-feira de manhã. E também quero mais tempo livre. E mais abraços.

Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem.

Martha Medeiros

11 comentários:

  1. Ainda bem que nunca estamos satisfeitos...
    Bjs*

    ResponderExcluir
  2. Ola linda saudades de lê seus depoimentos e acho que estavamos em sintonia escrevi algo muito triste esses dias, mas acho que estou um pouquinho melhor.

    Beijos
    Walter

    ResponderExcluir
  3. Oi Mi....tudo bem minha Rara????????
    Quero dizer que leio todos seus recadinhos e amo recebe-los viu, são maravilhosos.

    Vim aqui no seu cantinho trazer para vc algumas estrelas para vc contornar....aproveitei para trazer uma caixinha que eu encontrei perto de casa, cheia de sonhos...a caixinha era destinada a "Dialogos comigo mesma" A/C Michele....
    Bem vim traze-la, senti muitos risos saindo de dentro dela e acho que tem porções de abraços.
    Que delicia.....o nosso choro e angustia é conhecido por Deus e Ele mesmo se move até nós diante de nossas dores.
    Fica com Deus minha linda, as estrelas aguardam por vc.Sei que talvez um sorriso em forma de lágrima tenha saido de seu rosto..sinta o conforto do Pai....mil beijosssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Querer mais é parte da condição humana; costumo dizer que o homem é um ser insatisfeito por natureza. E ainda bem, como é referido no texto (que adorei).

    Tudo de bom (e obrigado pela visita no "Linhas"),

    Samuel Pimenta.

    ResponderExcluir
  5. "Pois é, ninguém está satisfeito. Ainda bem."

    Ainda bem que nunca estamos satisfeitos. A questão é: o que fazemos com isso? Ficamos parados? Acomodados? Sonhando com uma vida melhor? OU corremos atrás? No arriscamos? Quebramos a cara?

    Se você quiser mais abraços, sinta-se abraçada por mim. Amo suas palavras!!!

    ResponderExcluir
  6. A rotina cansa. Por mais que tenhamos uma vida 'perfeita', vez em quando dá aquela vontade de se rebelar.
    BjO*

    ResponderExcluir
  7. Tão belas quanto os textos que vc escreve ou seleciona para postar aqui são as imagens com que os ilustra.
    GK

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ô, moça, fico contente por você
    ter gostado do meu blog!!
    Agradeço pelos elogios e por se
    disponibilizar em mandar o nome
    da letra.

    A propósito, já estou te seguindo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. "deixar de ser tão misteriosa pra mim mesma, me conectar com as minhas outras possibilidades de existir."

    É, tô precisando disso! Colocar em ação o meu lado transgressor! rs.
    Mas é difícil, né?

    Beijo doce!
    E um lindo final de semana, moça! *-*

    ResponderExcluir
  11. É pessoal...
    Ainda não sei dizer o que eu mais quero... mas que bom que ninguém está satisfeito! E que continuamos a buscar coisas novas e antigas, e desafiadoras e ...!
    E obrigada pelos abraços! :)
    É muito bom ver vocês por aqui!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!