11 setembro, 2010

Sentir-se capaz!?



(Image by ZenShui - Laurence Mouton)

Tenho pensado muito ultimamente nas minhas possibilidades, 'do que eu sou capaz?'. Acho que períodos de grandes mudanças nos provocam a pensar nisso...
Coincidentemente recebi por email essa semana uma crônica da Martha que se chama 'Ser capaz'. (Aliás, obrigada viu!? Estava mesmo precisando me lembrar de algumas coisas!). E entre essas coisas me lembrei que quando comecei o blog escrevi sobre isso... Voltei pra ler e acho que descreve muito o eu tenho pensando e sentido ultimamente!
Obs.: Só não estou mais chateada com o planeta... pelo menos hoje não! [rs]

Do que você é capaz?

Ontem estava chateada com o planeta, nem vou falar com o que exatamente porque não sei, por isso melhor englobar todo o planeta (sou controladora, prefiro pecar pelo excesso). Tenho alguns livros da Martha que ficam ao lado da minha cama, e geralmente leio alguma coisa antes de dormir, nos momentos de raiva e quando me sinto bem também. E hoje acabei lendo eese texto, provocada pelo título: “Ser capaz”. Acho que “do que somos capazes” é uma pergunta que nos fazemos demais (de menos às vezes) durante a vida.

Tudo bem que do alto dos meus 26 anos, não é exatamente “durante a vida”, mas digamos que se trate de uma experiência significativa. Na realidade o que me intrigou é que a cada dia encontramos novas respostas para essa pergunta. E em compensação continuamos à fazê-la, mais e mais. Fiquei pensando em quantas coisas deixamos de fazer por conta justamente de questionar a nossa capacidade. E talvez em quantas outras nos encorajamos justamente por nos sentirmos capazes... E o quanto esse pergunta chata, confusa, provocadora, encorajadora... nos movimenta.

Continuo sem conseguir pontuar exatamente do que sou capaz (ainda que a Martha dê conta de algumas coisas muito bem...) sou capaz de insistir quando acredito (é, teimosia pode ser uma virtude), de brigar pelo que penso, de deixar o medo falar mais alto às vezes... Sou capaz de sobreviver a situações que jurava que me tirariam do eixo pra sempre (se é que eu tenho um), sou capaz também de desistir das coisas mais hipotéticas do planeta, só por pensar que não era capaz. Entretanto, para o equilíbrio do planeta (mais especificamente do meu equilíbrio e por consequência dos outros na minha órbita) sou capaz de ser capaz quando não acreditava que seria, e de sobreviver quando não sou...

Sou capaz de convencer as pessoas de algumas maluquices (na 'maioria' das vezes boas), sou capaz para a dor, para rir de coisas boas e ruins, sou capaz de pensar em 234 mil hipóteses antes de tomar uma decisão, capaz de imaginar as coisas mais absurdas do planeta (tá vendo como sou exagerada?), sou capaz para o exagero também, e é claro capaz de parar às vezes antes desse exagero se concretizar. Mas sou incapaz para a espera, para a dúvida, e na maioria das vezes... para o que me provoca medo.

Queria muito dizer que não sou capaz de ir contra o que penso, o que quero e o que sinto, mas parece que capacidade mesmo eu tenho para ser humana... e assim, às vezes ser incapaz de fazer o que eu mais queria. Entretanto, gosto de pensar na possibilidade de a qualquer hora dessas fazer coisas que nunca pensei que seria capaz...

7 comentários:

  1. oiii Michelle,

    Tudo bem?
    Seja muito bem vinda ao meu blog. Bom te ter por lá.

    p.s.: " se estamos sozinhos, estamos juntos nessa..."

    Tenha uma linda noite de sonhos estrelados.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei me perguntando aqui do que sou capaz...e qdo coloco uma coisa na cabeça, não há quem a tire...vou à luta!
    Bjs*

    ResponderExcluir
  3. Michelle...
    Tendo a crer que todas as nossas limitações são auto impostas. Pense nisso!
    GK

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com o nosso amigo Gugu, e o moço sabe disso e eu também. Cuidado com você mesma, menina! Você pode se lançar para o alto como pode se jogar para o buraco.

    Mas gostei muito da sua capacidade para suportar a dor e rir das coisas boas e ruins.

    Volto a repetir, há uma mulher aí dentro, enorme, quando sair, creio que será plena.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Bom, como meu ascendente é sagitário acho que entendo essa história do pensar nas possibilidades mais absurdas, mesmo quando tudo parece (para o resto do mundo) ser bem simples.
    Também estou neste momento de avaliar "do que sou capaz", já que o mundo muitas vezes me diz acreditar em mim mais do que eu mesma...

    ResponderExcluir
  6. É pessoal!
    Não sei exatamente com o que tem haver esse lance de capacidades e limitações... mas certamente tem relação com a maneira como vemos o mundo e principalmente como nos vemos nele...
    Tenho aprendido muito sobre mim pirando nisso! E que bom que essas visões vão mudando né!?
    Beijos e boa semana pra gente!

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!