07 setembro, 2010

Saudade em dia de chuva...



(Eu e o meu avô Sidney)

Dia de chuva faz a gente pensar demais. O que é uma delícia, mas às vezes nos leva para onde não estávamos planejando. Aliás, eles têm esse poder, de justamente nos levar para onde não era o plano. Esse feriado eu comprei uma estante oara organizar meus livros. E é claro, em meio a poeira, flanela, lustra móveis e livros eu encontrei algumas coisas importantes. Acho que encontrei mais um pouquinho de mim.

Achei um livro que comprei há algum tempo numa livraria bem pequenininha que fica aqui do centro da cidade. Áliás, me lembro como se fosse hoje da saudade que estava sentindo do meu avô naquele dia (não que ele não esteja comigo sempre de alguma maneira, mas tem momentos em que por alguma razão, que não compreendi ainda, a saudade fica mais forte...).

Sempre que vou em livrarias fico meio perdida. olhando de tudo um pouco... e de repente achei um livro bem pequenininho que se chamava "Mensagem Para Meus Netos", e na capa estava escrito: "Se você tivesse que escolher um único conselho para deixar para seus netos qual seria?".

Claro que comprei. Devorei o livro no ônibus no caminho de volta pra casa e fiquei pensando qual seria esse conselho do meu avô, entre tantas coisas que ele me disse...

O livro foi idéia do autor, um garoto de 12 anos, cuja avó sofria de Alzheimer e por terem tido pouco contato antes da doença ele ficava imaginando o que ela lhe diria, que conselhos ela teria para dar se pudessem ter convivido mais. Então ele escreveu para diversas pessoas pedindo para cada uma delas um conselho que sintetizasse o que consideravam verdadeiramente importante e que gostariam de transmitir para seus netos - quer já fossem avós ou não. Ele então reuniu todas as resposas e organizou esse livro.

Não há como não lembrar do meu avô e não pensar nas árvores frutíferas da chácara que ele tanto adorava... Da chácara que aliás ele ergueu parede por parede, do cheiro de terra, do fogão à lenha, dos dias quentes brincando com o esguicho d'água, das 'viagens' para Jaguaríuna, do Chevett ameralo ouro que ele tinha tanto orgulho...

Acho que tenho tanto dele hoje. Fiquei pensando qual seria o seu conselho. Afinal, ele já me disse tanta coisa importante! E acredito que cada uma delas continua aqui comigo. Organizando ainda a minha estante, encontrei um outo livro especial que ganhei de presente dele, é um livro de pensamentos e dentro há uma dedicatória que diz assim:

Para Michelle Felippe,
Ler e saber, viver e reviver,
São efeitos, com o passar do tempo,
descobrirás as causas.
De seu avô Sidney.

Acho que esse deve ter sido um desses conselhos especiais. E hoje, aqui nessa noite chuvosa, duvidando de tanta coisa, perguntando tantas outras, querendo outras tantas... Acho que posso ouví-lo me dizendo...

Paciência Michelle, paciência...

7 comentários:

  1. Michelle,

    E o que eu vou dizer de um texto tão lindo como esse?
    Não dá...sabe que eu não conheci nenhum dos meus avôs?
    Eles foram para o céu logo que eu nasci.
    Mas eu ouvi histórias lindas das minhas avós sobre eles.
    E fiquei pensando lendo esse texto, qual o conselho que eles me dariam...

    Saudade dói...

    Um abraço.
    Você é uma querida!!

    ResponderExcluir
  2. Você me deixou triste e um arrepio correu por todo o meu lado esquerdo. Texto lindo, sincero. Os melhores textos não possuem segredo - pode haver trabalho, dedicação, mas não segredo. Não possuem frases complicadas, são aqueles que saem do fundo do escritor, da alma, puro, cristalino, sem ciladas.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Michelle, fiquei emocionada com seu texto!
    Me bateu uma saudade tão grande da minha avó, dos momentos de infância, daquele colo gostoso. Realmente lindo, tudo o que escreveu!

    A propósito, todo o seu blog é muito lindo! É de uma suavidade, de uma delicadeza.

    Te acompanho a partir de agora.
    Outra coisa, adoro Ter que Esperar, das Chicas.

    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sil!
    Ah, saudade faz parte né!?
    Obrigada por passar por aqui!
    Beijo grande!

    Oi Suzana/Lily!
    A idéia não era deixar triste não! Mas me deu muita vontade de escrever sabe? E aí saiu...
    Um beijo grande!

    Oi Carol!
    Acabei de conhecer seu espaço e amei! Gostamos de muitas coisas parecidas! Muito bom te encontrar nesse mundo virtual!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Cláudia Chebabi Andrade8 de setembro de 2010 às 18:27

    Mi
    Já faz algum tempo que lhe acompanho, mas nunca havia deixado um comentário. Hoje não resisti, a sensibilidade, sutileza e o conteúdo desse texto, me possibilitou sonhar, reviver e me emocionar. Valeu! Sou sua fã!

    ResponderExcluir
  6. Claú!
    Que delícia você por aqui hein?! Você sabe bem que eu que sou sua fã, e falando sério viu! Aprendo muito com você e fico muito feliz que nossos caminhos tenham se cruzado!
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Mi! Lindo post, você que vive insistindo para os outros continuarem a escrever, acho que não deveria desperdiçar nem por um segundo estes pensamentos!

    Super beijo!

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!