13 setembro, 2010

Encontrar-se?



(Image by Aaron Black)

Perder-se também é caminho.
Clarice Lispector

Acho que não tinha coisa melhor para aprender nesse 'caminho'. Engraçado que na minha cabeça as coisas só estariam 'certas' quando estivessem no lugar, devidamente organizadas, devidamente etiquetadas, devidamente classificadas de alguma maneira. Se não estivessem calssificadas... ai... havia alguma coisa muito errada que não me deixava nem ao menos tentar vivê-las nessa 'relativa' desordem.

Engraçado que de uma maneira ou de outra eu nunca percebi que eu vivi essas coisas, estando elas organizadas nas minhas gavetas e pastas abstratas malucas ou não. Mas vivi com muito menos intensidade, sentimento e talvez vontade do que se tivesse simplesmente vivido e não procurado entendê-las. É claro que valeu a pena. Todas elas tiveram a sua magia,  o seu significado. Talvez, não teria chegado a essa conclusão se não tivesse enlouquecidamente tentado enquadrar todos os acontecimentos, sentimentos, sonhos que nunca viraram acontecimentos e até mesmo os sonhos que se realizaram em algum lugar.

Engraçado perceber como hoje, de repente, (ía escrever sabe Deus, mas pôxa vida, acho que ele acabava se perdendo junto comigo nessa minha confusão maluca), as coisas simplificaram. Engraçado que a dor continua dor, continua a doer como sempre doeu, com a diferença que tenho me permitido sofrer se é que é isso que ela me provoca, ao invés de tentar entendê-la. A vontade continua a ser vontade, agora muito mais livre pra existir, a saudade continua saudade, lembrando de coisas que hoje eu sei que talvez sejam inclassificáveis nas minhas pobres categorias, o medo então... continua tão medo como nunca, mas (quase) sem classificações, o medo agora  parece permitir o frio na barriga que as possibilidades diante do desconhecido (ou do conhecido) provocam...

Talvez esteja só sonhando sabe? (Ando tomando uns relaxantes musculares dos deuses... [rs], ah e um certo floral meio mágico feito com muito carinho né!?). Mas talvez sabe lá porque, as coisas, apesar de ainda complicadas, se tornaram mais simples, mais claras e mais vivas. E o mais engraçado é que acho que nunca estive tão perdida como agora. Mas uma grande amiga de quem eu gosto muito, uma vez me disse essa frase da Clarice, que perder-se também é caminho, e não me passa pela cabeça caminho melhor, do que estar perdida agora.

'Estou de alma lavada
Não chove mais na minha estrada
Seu olhar já me chamou
Eu vou
Caminho pro interior'

Caminho pro interior

3 comentários:

  1. Gosto muito dessa frase da Clarice, aliás, gosto de Clarice em toda sua plenitude, tbém coloquei uma frase dela no texto que escrevi hoje... Mas, perder-se de vez em qdo é bom, e melhor ainda encontrar o caminho de volta...
    Uma boa semana! Bjs*

    ResponderExcluir
  2. Às vezes eu caminho mas não saio do lugar
    Às vezes eu me perco sem nem mesmo caminhar
    GK

    ResponderExcluir
  3. Essa ideia de se perder me agrada MUITO mais do que a ideia de se encontrar.

    "Se encontrar" dá muito trabalho e no final, quase não surge efeito, porque a gente sempre muda, logo a gente sempre tem que tá correndo atrás.

    Aproveito pra lhe convidar oficialmente pro meu novo espaço, chamado "Encontro com o tempo", onde você poderá me conhecer através de palavras.

    http://encontrocomotempo.blogspot.com/

    Espero você por lá!!!
    Bjos

    p.s.: em breve, você aparecerá por lá! Fiqca de olho aberto!!! hehehe

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!