21 agosto, 2010

Sim ou não?



(Image by Justine Beckett)

Se tivesse que resumir essa semana eu acho que caberia em 'Dia difícil', pra não dizer semana. Bom, dias difíceis não são mais novidade. Talvez essa seja a regra. Talvez assim os dias 'fáceis', bons, gostosos tenham mais sabor.

Estava lendo um crônica da Martha que se chama 'Quanto vale um sim'. Enquanto eu lia foi como se me desse conta de como o 'sim' me provaca medo. Cursioso isso, sempre achei que era o 'não' que me amedrontava.

Sempre me pareceu que o não era transformador. Aquela conversa (que tem lá o seu sentido sim) de que diante de um 'não' temos que dar a volta por cima, encontrar novos caminhos, outras possibilidades, imaginar novos rumos. O poder transformador do não. Mas já se deu conta, já pensou alguma vez no poder do sim? Um sim pode mudar tanta coisa! E talvez por isso ele me assuste.

Em determinado momento a Martha diz que 'há quem fique paralisado diante de um não'. Ok. Ainda que pensemos um trilhão de vezes na possibilidade de ouví-lo, ele de fato paralisa a priore. Um não 'imaginado' é bem diferente de um não 'vivido'. s, e a nossa mania de achar que só porque imaginamos as situações teremos o poder de nos sairmos bem delas...

Honestamente ao ler essa frase percebi que tenho sentido mais medo de paralisar diante de um sim. De 'sim' buscar algo que me realize de verdade, de 'sim' descobrir as coisas que eu gosto, de 'sim' me dar o prazer de fazer as escolhas que sempre tive medo... sempre me escondendo atrás desse falso medo de 'não' dar certo.

No fundo, acredito na possibilidade dos dois. Penso que o 'sim' e o 'não' mudam os nossos caminhos. Mas honestamente, quero tentar viver com menos medo de ambos. Talvez, o que me assute de fato seja a resposta. A resolução. A definição. Afinal, enquanto existe a possibilidade de um 'não', posso seguir imaginando como me levantar, como seguir em frente... e enquanto existe a possibilidade de um 'sim' posso seguir duvidando dela... Mas quando as coisas se definem... aí é que começam de fato as novas possibilidades.

7 comentários:

  1. Michelle,


    Acredito na força dos dois, na possibilidade de vida que cada um nos oferece; se essa escolha (sim ou não) for verdadeira e você pronto para arcar com a escolha!



    Seu blog está cada vez mais lindoo, com excelente qualidade de postados!

    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  2. Como vc disse no texto, os dois: SIM e NÃO, são poderosos, dependendo de quem diz ou recebe o sim e o não... Mas qdo dizemos sim, está implicito que vamos ter que acatar algo, né?
    Um bom domingo! Vou ficar aqui refletindo sobre meus sins e nãos...

    ResponderExcluir
  3. Gostei da forma honesta como dissertou acerca do tema.
    Quanto a mim, há uma frase chave no seu discurso. É quando diz "Talvez, o que me assuste de fato seja a resposta. A resolução."
    Os medos...

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  4. Se vc parar para pensar, verá que ambos, tanto o sim quanto o não, dependem um do outro para fazer sentido.
    GK

    ResponderExcluir
  5. Li um livro que dizia que temos medo da felicidade, Drummondinho define bem isso: "A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade".

    ResponderExcluir
  6. Michele, por incrivel que pareça, eu sempre fiquei (E fico) paralisada diante de um SIM.

    Um abraço giganteeeee!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Michelle!!! Aqui, me manda seu email...você se importa? Queria conversar uma coisa com você!!!
    Meu email é thiagoamormino@gmail.com...

    :-)

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!