25 junho, 2010

Caminhar sozinha?!



(Image by Sami Sarkis)

Tava ouvindo uma música hoje que dizia assim: “Eu só queria saber por onde caminhar/E não ficar esperando alguém vir me buscar...”, de novo acho que a música nem fala nada sobre o que me fez pensar, aliás, acho que ela fala do contrário... Aquela velha história de sentir falta de alguém... Não sei! Mas música é pra isso também, pra nos fazer pensar, ainda que em coisas que não tenham necessariamente haver com elas... O fato é que agora a noite estava conversando com uma amiga quando de repente escrevi a seguinte frase... “é muito bom poder andar e cair com as próprias pernas...”. Talvez não tenha muito sentido olhada assim, mas quando li na tela do computador percebi que loucura! Ainda não tinha me dado conta desse movimento.

Talvez a correria do dia a dia colabore nesse sentido, mas fiquei pensando em como nos acostumamos a ter pessoas por perto. E não estou dizendo que não seja bom tê-las, amigos, colegas, família, seja lá quem forem. Só quero dizer que de alguma maneira estranha(mente humana, ou não só humana também) nos acostumamos a ter sempre alguém 'tocando a vida com a gente'.

Acho que isso tem uma parte boa sim... Não na mesma proporção do Tom Jobim de "é impossível ser feliz sozinho", mas sim, as pessoas com certeza dão um colorido especial à nossa sagrada correria diária. Mas de repente nos vemos sozinhos e bate aquela insegurança de como vai ser? E aí, como vou dar conta? Como vou conseguir sozinha? E, de repente (que não é exatamente de repente, e sim um mega movimento nosso para isso) (SEM) mágica: a gente consegue! E consegue concretizar planos, fazer outros, construir novos sonhos, substituir outros, tropeçar, tirar as pedras do caminho, encontrar outras...

E na loucura de novo (hoje estou com a palavra loucura na ponta da língua... como diria a minha terapeuta, fica pra pensar [rs]...) nem percebemos que além de dar conta, de andar com as nossas pernas, de cair com elas... Nós levantamos também! Sozinhos! E como é estranho se sentir assim?! Custamos a acreditar que foi possível, que é possível!

Longe de mim desconsiderar todo apoio, troca, alegrias, tristezas e surpresas que as pessoas nos proporcionam, mas parece que saber que podemos dar conta de nós mesmos é algo muito significativo! E faz com que possamos olhar pra tudo isso de uma forma diferente...

Ainda que nunca estejamos sozinhos de fato, parece que respiramos diferente, caminhamos diferente, falamos diferente... Acho que paramos de esperar alguém vir nos buscar e podemos simplesmente (ainda que isso quase nada tenha de simples...) caminhar...

Fica a música pra quem quiser conhecer...


De longe
Tihuana

2 comentários:

  1. Pois é Michelle, o medo de ficar sozinho é uma coisa meio social, eu acho. Desde que vivemos em sociedade, somos ensinados a agir e pensar no coletivo, ficar solteiro (sozinho) tem representado através do tempo uma enorme falha de convivência. Ficamos pensando que sozinhos valemos pouco ou quase nada, que sozinhos não fazemos sentido.

    Vez ou outra eu gosto de saber que posso me virar sozinha, que caio e me levanto assim mesmo, depressa, bato a poeira da roupa e vambora! Isso me deixa mais forte, me dá uma sensação de liberdade. Mas há momentos (e eles não são raros, bem eu gostaria que fossem) em que me sinto extremamente só, muito incompleta e com uma vontade imensa de 'pertencer' a outro ser humano sabe. Acho que você sabe sim.

    Beijo sempre doce.

    PS.: Estou sumidinha mas é pq é final de semestre na escola, milhões de provas pra corrigir e notas pra fechar - estarei de férias a partir de quarta-feira que vem e não vou perder mais nada aqui.

    =*

    ResponderExcluir
  2. Oi Kenia!
    Ah quanto coisa pra pirar a gente né!? Mas acho que esse papo de ser sozinho, estar sozinho, seja lá o que for é meio por aí mesmo... um misto de se sentir extremamente bem e feliz em alguns momentos e sentir falta de alguém em outros... Mas tenho gostado dessa possibilidade de sobreVIVER aos tsunamis sozinha sabe!? Muito bom ter você por aqui! Vamos vivendo né!?

    Beijo grande e bom fim de semestre por aí! Como eu queria férias!!!

    Beijo! ;)

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!