26 julho, 2010

(...)


(E não é que quando menos esperávamos ela floresceu?
Difícil reparar nas flores quando estamos tão acostumadas com o verde das folhas né?)


Falar é completamente fácil,
quando se têm palavras em mente
que expressem sua opinião.

Difícil é expressar por gestos e atitudes
o que realmente queremos dizer,
o quanto queremos dizer,
antes que a pessoa se vá.

Carlos Drummond de Andrade


Estava aqui pensando na minha dificuldade em me expressar. Já reparou que há pessoas que parecem ter passado nas filas da graça, da clareza, da eloquência,  pelo menos um milhão de vezes? Enquanto você parece ter se escondido quando essa oportunidade surgiu. Já treinando claro, pra se esconder quando essas oportunidades surgissem na Terra. Carlos Drummond de Andrade deve ter sido do primeiro grupo (palpite, não faço a menor idéia), nem que fosse somente para escrever. Mas ok, por esse poema talvez tenhamos algo em comum. Olha quem diria que eu teria algo em comum com Drummond? (Ok, só suposição [rs]).

Eu certamente sou do segundo grupo. Daquelas pessoas que rezam internamente (e externamente se for necessário) para não serem chamadas para falar em público, que rezam para não ter que pedir informações ou fornecê-las (ainda mais sobre caminhos, dada a a minha eterna dificuldade com direita e esquerda), rezam para passarem desapercebidas nos diferentes ambientes, que diga-se de passagem, quanto mais diferentes mais desesperam! 

Mas que é claro, talvez por rezarem tanto acabam sentando na última fileira e sendo o motivo de piada do palestrante que acredita ser original por resolver tirar sarro das pessoas que como eu sentam no fundão. Acabam sendo o bode expiatório da aula, sem nunca descobrir porque, afinal tudo o que fizemos foi rezar e sentar mudas em alguma carteira distante do foco, pedindo internamente para que houvessem poucos seminários durante o semestre Afinal já teríamos que nos preocupar com o que fazer nas outras horas... festas, multidão de pessoas na cantina, pessoas naturalmente alegres, desinibidas, que nos fazem perguntar o tempo todo, porque será que eu não sou assim?

Talvez isso venha de uma adolescência não muito popular, de várias festinhas sentada em qualquer canto que tivesse um lugar para apoiar (preferindo mil vezes estar dormindo), certa falta de coordenação pra dançar, o espelho quebrado da academia que o diga, certa vergonha de 'respirar' perto de pessoas desconhecidas. Sabe aquele apelido imbecil de bicho do mato? Enfim, essas experiências que hoje para para melhorar dizemos que 'o que não nos mata fortalece', certo? [rs]

A verdade é que nem com as palavras em mente, falar para mim é fácil. Nunca é. Esse blog tem sido um exercício interessante e inesperado pra mim. Tem sido ótima a experiência essa de trocar com vocês. Mas ao mesmo tempo me fez perceber que continuo com essa dificuldade maluca de dizer o que quero, o que não quero, o que sinto, o que tenho medo de sentir, o que penso... E comecei a pensar (antes só pra mim, agora com vocês) que talvez tenha me acostumado a ser assim, só não me acostumei com a idéia de talvez (certamente, no meu caso) não conseguir expressar o que eu sinto, seja lá como for. A pessoa indo embora ou não. De qualquer maneira, o momento vai, e talvez aquele fosse o momento de falar.

O que resta é talvez pensar que sentir, querer, sonhar talvez já seja alguma coisa e que uma hora dessas fique mais simples dividir isso... e que outros momentos virão...

Tudo isso pra dizer pra uma amiga que ela é muito importante pra mim, viu? Independente de como eu (não) demonstre isso às vezes!? Vamos combinar que não dá pra se ficar todas as filas né, e certamente eu fiquei naquela que me fez encontrar pessoas como você!

Obs.: Às vezes as flores aparecem viu!? Deve fazer parte desse ciclo maluco da vida! Aproveite, ok? Você merece muito! Novas pessoas terão a sorte de poder conviver com você diariamente e as companhias telefônicas terão a sorte de sermos amigas e continuarmos fofocando todos os dias, certo?!

5 comentários:

  1. Não tenha medo de expressar seu carinho...

    As vezes oportunidades passam, mas sempre podemos gerar novos caminhos, as escolhas mudam tudo, aproveitar oportunidades é aproveitar o tempo, viver com exuberância cada momento.

    Confesso que as vezes sou meio "bicho do mato", prefiro passar despercebida por tudo. Mas não devemos esconder nossas vontade...

    Beijos na Alma..
    Tenha uma linda semana.

    >>>Dani

    ResponderExcluir
  2. Oi,Michelle!
    Quem dera eu tivesse tido coragem de criar um Blog, com a idade que você tem, e tido coragem de contar sobre esta sua dificuldade de lidar com certas coisas e vivenciar certas situações. Articulada, eu sempre fui. Falante, eu sempre fui. Cheia de amigos e colegas, eu sempre fui. Porém, eu escondia as minhas maiores verdades e vivia uma vida falsa.
    Sempre leio os seus comentários nos Blogs dos amigos. No início, você falava com insegurança, às vezes, mas hoje está tão bem, está presente e diz coisas interessantes. É isso aí, você fez a coisa certa ao criar este espaço. Acho tão bonito quando tiramos a máscara e mostramos quem somos! A cara limpa para a vida é melhor. Quando você se abre para o mundo e as pessoas, tudo passa a girar a seu favor.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Suzana/Lily, hj é muito mais fácil expôr os questionamentos, as idéias, discutir com outros que pensam da msm forma, hj existem tantos meios de comunicação, tantas mídias...e só tens que ir fundo nos seus textos! Eu sempre gostei de escrever (mais do que falar, admito), mas sempre tive medo de expôr meus escritos, lá no blog creio que perdi um pouco esse receio, pq queiramos ou não, podemos ficar no anonimato, né? Mas tenho feito amigos(as) tão interessantes que aos poucos me revelo e os outros se revelam...
    bjs*
    PS: Qto ao selo, vc pode oferecer a quem quiser, claro, na verdade, fugir um pouco à regra e quebrei a regra, literalmente...

    ResponderExcluir
  4. Michelle, suas palavras, lá no meu Blog, acabaram de clarear a mim mesma.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Oi Danny!
    Que bom que existem novos caminhos né!?
    Beijo grande!

    Oi Lily! Nunca sei sei chamo de Suzana ou de Lily, acho que vou fazer como o Franck, Suzana/Lily!
    Obrigada pelas palavras! Acho que como vc disse a cara limpa é melhor!
    Beijo grande!

    Oi Franck!
    Acho que o movimento deve ser esse mesmo, de ser revelar aos poucos... e acabar 'revelado' pelos outros!
    Beijo grande e obrigada de novo pelo selo viu!?

    Ah Lily,
    Acho que foi ao contrário!? [rs]
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!