10 julho, 2010

Pessoas pelo caminho...



(Image by Julian Hibbard)

Quinta, com cara de sexta, véspera de feriado... e uma galera do meu trabalho saindo de férias... Ok, foram umas três pessoas, mas pareceu uma ‘galera’. Independe do fato da minha pessoa não ter férias, o clima era de férias, então resolvemos colocar uma musiquinha pra comemorar, CD eleito: Titãs Acústico.

E de repente começou a tocar “Pra dizer adeus”. Sabe que não é uma musica da qual eu goste muito. Gosto. Mas honestamente aquela imagem de ‘Você apareceu do nada / E você mexeu demais comigo’... Sei-lá acho que (no momento atual) não me convence muito apesar de ser quase impossível não suspirar com ela né?! Esses caras são bons em 'romance musical'.

Mas pela primeira vez essa música não me levou pra uma viagem romântica e me fez pensar nas pessoas... E em como elas aparecem do nada e entram na nossa vida, Já reparou?

Hoje saí com uma amiga, conversamos um montão e comecei a pensar nas pessoas que conheço e com as quais tenho convivido ultimamente, nas pessoas que conheço, mas não tenho tido tanto contato e das maneiras malucas e óbvias que elas passaram a fazer parte da minha vida.

E mais do que isso, nos diversos significados que elas possuem pra mim.

Se reparar bem acho que vai perceber também que há aquelas pessoas com as quais adoramos brincar, fazer piada do mundo, das situações (isso é um pouco mais complicado no meu caso, porque acho que faço piada com tudo e todos, mas há sim aquelas mais abertas pra isso)... Aquelas que quando pensamos algo engraçado, só de nos olhar já conseguem alcançar nosso pensamentos e rir com a gente!

Aquelas pessoas que quando cometemos a maior burrada do mundo e ainda não assumimos nem pra nós mesmos, procuramos... Pois sabemos que de alguma maneira elas nos entenderão melhor do que outras...

Aquelas pessoas em que somente na frente delas conseguimos desaguar a chorar, por alguma razão maluca que com certeza deve ter uma pitada de segurança, liberdade, compreensão... Que apesar de termos segurado aquela dor o dia inteiro, às vezes durante dias é somente na frente e com essas pessoas que conseguimos chorar (também ponto delicado pra mim, digamos que eu tenha uma relativa dificuldade de chorar acompanhada, eu hein, quantos pontos delicados [rs])...

Aquelas pessoas em que pensamos no exato momento em que nos acontece uma coisa ótima! Sabe aquilo que estávamos esperando muito! Ou aquilo que de tão bom nem esperávamos que nos acontecesse um dia? E que antes de termos vontade de gritar pro mundo, queremos contar pra elas!

Aquelas pessoas que naqueles dias meio sem sentido, nem uma pitada sal, nem de açúcar, procuramos para temperar o dia! Sabe no estilo ‘você me ligou naquela tarde vazia e me valeu o dia’. Quantos telefonemas malucos sem pé nem cabeça que acabam sempre em gargalhadas e um ‘nem sei por que te liguei, mas valeu!’. Isso vale pra emails, mensagens no celular... telepatia às vezes[rs]... e não posso deixar de citar certos poemas, textos, frases de um certo universo virtual que talvez nem saiba o bem que pode nos fazer!

Aquelas pessoas que só de ouvir a nossa voz ou ver o modo como ‘não’ a encaramos, sabem... o que talvez nós nem quiséssemos compartilhar naquele momento...

Aquelas com as quais sabemos que podemos contar seja dia ou noite, faça sol ou chuva... Seja para que loucura for... Que sabemos que após um ‘tem certeza?’, ou 'você pensou bem nisso?’, está pronta pra ‘aprontar, lutar, querer, sofrer’ com a gente... Sem ficar nos puxando pro chão sabe? Ou pelo menos puxam com mais delicadeza.

Há também aquelas pessoas que possuem o dom de nos fazer refletir em situações complicadas... Quem sempre procuramos em momentos de indecisão, nem que seja para sentar num café ou no MC Donalds e rabiscar uma lista de prós e contras num papel qualquer que encontramos na bolsa ou num guardanapo...

Ainda há muitas outras pessoas... E o engraçado é como elas conseguem ser 'uma' e 'muitas' pra gente!

Fico pensando que ao invés de ficar procurando ‘Um caminho, um lugar Pro que eu sou...', podemos continuar (mesmo sem encontrar esse 'tal' lugar) vivendo cada dia junto dessas pessoas, que na verdade chamamos de amigos, certo?

E mais... seguir imaginando as muitas outras pessoas e surpresas que esse caminho reserva... (ainda que surpresas não sejam o meu forte, sabe como é né...)

Afinal, talvez vocês tenham mesmo razão e como já dizia Guimarães Rosa: 'Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia...'.

Que aproveitemos o caminho! E que bom que vocês existem...

7 comentários:

  1. "Aquelas Pessoas" - digamos que de passagem são os verdadeiros AMIGOS!!

    Tenha uma ótima semana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Texto excelente, e, nos últimos dias tenho me questionado sobre as pessoas, as amizades, sentindo saudades de pessoas que nem aos menos disseram um adeus... seu post veio trazer à tona tudo isso, e, agora nessa manhã de domingo, coloco Milton Nascimento pra ouvir que 'amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito', mesmo que pela blogsfera, mesmo aquels do outro lado de um oceano!
    Um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. aí que gostoso ^^ é tão bom ler algo assim e vê que ainda resta esperança para minha solidão

    ^^

    em falar em galera eu tenho uma galera de dois eu e meu melhor amigo inseparável ^^

    ResponderExcluir
  4. Hummm, estou vendo que existe mais uma admiradora do "Teatro Mágico" por aqui......visita meu blogger a Entrada é nossa...Para Raros....amei seus pensamentos....**SEGUINDO....Beijos

    ResponderExcluir
  5. Michelle,

    Em Pessoas pelo caminho,

    "Há também aquelas pessoas que possuem o dom de nos fazer refletir", que a beleza poética de um texto está na profunda sensibilidade de quem o escreve, de quem nos leva a pensar mais sabiamente!


    Parabéns pelo postado, faz valer a pena vir até aqui!


    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  6. Todo um fim de semana falando disso com duas das pessoas mais importantes da minha vida. É impossível dizer como uma pessoa vai entrar na nossa vida, mas você sabe quando ela vem pra ficar.


    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. É pessoal... de novo vocês tem razão!
    E que bom que esse caminho é cheio de novas pessoas e é claro das pessoas de sempre também!
    Li uma frase esse fim de semana que dizia:
    'O que vale a viagem da vida são as pessoas interessantes que a gente encontra pelo caminho' (LU/ME).
    E acho que é por aí...
    Muito bom ter encontrado vocês!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!