24 julho, 2010

Garantias?



(Image by 4 Eyes) 


'Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação'.

Clarice Lispector


Que necessidade é essa que sentimos de ter 'garantias'? Ainda que saibamos que elas para nada ou para quase nada servem. Curioso como ficamos imaginando um milhão de hipóteses, só para termos a ilusão de não sermos pegos de surpresa. E a verdade é que de novo, pouco adianta.

Queremos garantia de que vai dar certo, garantia de que vai dar errado, sim isso mesmo, porque a garantia de que vai dar errado muitas vezes conforta mais do que a de que vai dar certo, afinal se der certo: ponto pra gente. Garantia de que ficaremos bem, de que consiguiremos (seja lá o que for) de que seremos felizes (ainda que não saibamos como, onde, quando e nem que talvez já sejamos [rs]), garantia de que realizaremos nossos sonhos, até garantia de que poderemos levar pra outro mundo o que esquecemos de sonhar...

Parece difícil (quase impossível na verdade) ter alguma garantia ou entender os acontecimentos enquanto se caminha... A não ser a garantia de desorientação!  Lembrei de uma música do Teatro Mágico que diz que a 'incerteza traz inspiração'. Pode ser que traga mesmo. Afinal nada como imaginar o que não se sabe...

Que encontremos alguma leveza e diversão na incerteza e na desorientação de cada dia! Ainda que às vezes não seja tão simples se entregar à elas...


Sonho De Uma Flauta
O Teatro Mágico

'Descobrir o verdadeiro sentido das coisas
É querer saber demais'.
(Ter garantia delas então...)

7 comentários:

  1. Perfeito. De certa forma, falei disso hoje com meus amigos. Eu quero mesmo é viver um dia de cada vez. Tenho feito assim, não se erra muito, mas é difícil fazer as pessoas entenderem que a vida é minha e faço o que quiser dela. Parecem precisar de garantias até de que as ações dos outros não vão entrar em conflito com as suas e não causarão problemas para eles.

    Adoro Teatro Mágico. Não precisa dizer mais nada né.

    Beijo querida!

    ResponderExcluir
  2. O que pode ser a certeza de hj, amanhã nem será mais, e, nessas inquietudes da vida, vamos mantendo nosso equilibrio ou enlouquecendo de vez, mas é bom esse dinamismo, já pensou se não tivessemos opção?
    Um bom domingo! Bj*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Michelle! Vivo fazendo planos A, B, C e quantos forem necessários para me iludir em um sentimento de segurança. Quero sempre garantias. A garantia é o que dá equilíbrio ao risco. Quando corro atrás destas garantias, na verdade o que busco é a coragem para tomar decisões arriscadas, ir além do que me imagino ser capaz de fazer. Não quero garantir que nunca cairei na vida... quero apenas me certificar de que sempre serei capaz de me levantar! Seu diálogo veio em uma excelente hora pra mim. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Sabe Michele, essa falta de coragem de enfrentar o novo me acomete muito tbm. Não sei dizer, é como se estar acomodada me confortasse.

    É louco viver, já que tememos o desconhecido, mas ansiamos pelo novo. É pra enlouquecer. Mas, como vc disse, há de haver um jeito, um coração mais aberto, mais confiança....

    ResponderExcluir
  5. Voltei!!! Primeiro pra dizer que tem um selo pra vc no rodapé do meu blog, é o selo 'premio muchas gracias al blog amigable', que ganhei do blog 'tudo de mim', é só pegar, ok?
    Segundo, vc adora Martha Medeiros, eu tbém, tenho todos os livros que vc listou ao lado... vc conhece o blog dela?, Eu sempre acesso, faço o link pela comunidade do orkut.
    Terceiro, uma boa semana e muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Oi Franck!
    Muito obrigada pelo selo viu!!! Vou lá pegar sim!!! Repasso para outros blogs? Como funciona esse?
    Gosto muito de ler as coisas que a Martha escreve sim! Me passa o endereço do bolg dela sim! Acho que não conheço!
    E uma ótima semana pra vc também viu!!!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kenia!
    Quero muito conseguir viver um dia de cada vez! Com tudo que ele possa trazer de bom sabe? E de ruim também... às vezes [rs]. Espero uma horas dessas sem me cobrar tantas garantias de estar fazendo isso... simplesmente conseguir [rs]
    Beijo grande viu!!!

    Oi Franck!
    E o pior, é que vc tem toda razão...
    A certeza de agora, daqui alguns minutos... vai saber!? Melhor aproveitarmos essa loucura né?!
    Beijos!!!

    Oi André!
    Pode apostar que já devo ter chegado nos planos F,G,H já... [rs] Também preciso muito saber (ou pelo menos pensar que sei que) me levantarei também! Sejá de de um tombo, seja de um sonho sabe? Mas nessa loucura vamos vivendo, e o mais curioso é que no fim das contas, levantando ou não, continuamos a seguir!!!
    Beijos!!!

    Oi Walkyria!
    Nem me fale dessa confusão de medo e desejo pelo novo! Pode ser que seja isso que deixe a vida mais divertida, mas que nos enlouquece, enlouquece!
    Beijos grande!

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!