16 julho, 2010

Sobrevivendo? Vivendo...



(Image by Laura Rounds)

'Coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante.'
Clarice Lispector


Quando li essa frase comecei a pensar em como estou levando a vida sabe? Além da correria, do trabalho, das contas pra pagar, das coisas pra estudar... E reparei em como tenho usado muito a palavra ‘sobrevivendo’...

Recebemos (eu e uma amiga) o email de uma amiga muito especial... E a pergunta era muito simples: Como vocês estão? E lá fomos nós nos descrevermos como SOBREVIVENTES!

Quem lê pensa que estamos quase numa guerra né!? Não que a vida não seja uma às vezes [rs].

Mas lá fomos nós descrever como estávamos: sobrevivendo no trabalho, sobrevivendo em casa, sobrevivendo na família, sobrevivendo na faculdade, sobrevivendo no ônibus, sobrevivendo... E fiquei pensando que história é essa de achar que só porque as coisas não saem exatamente como queremos estamos simplesmente sobrevivendo e não vivendo!

Fiquei pensando que essa sensação de estar ‘sobrevivendo’ ao mundo deve ter haver com as coisas saírem diferente do que havíamos planejado, ou esperávamos... E com o fato de muitas vezes pensarmos que devíamos ter sido mais corajosos ou menos covardes, tanto faz.

Mais é aí que está, Clarice tem toda razão: 'Coragem e covardia são um jogo que se joga a cada instante' e nós tentamos ao máximo encontrar o equilibrio nesse jogo.

E fiquei pensando que talvez mais importante do que equilibrá-lo seja viver essa vida maluca de encontros e desencontros aproveitando os momentos, sejam eles de coragem, ou talvez um pouco covardes.

Ok que há dias em que nos perguntamos por que não ficamos dormindo? Escondidos embaixo do edredom? Mas ainda assim se prestarmos atenção há coisas que devem ter valido a pena...

Seja o sorriso que arrancamos de uma amiga ‘praguejando’ o planeta pelas coisas que não saíram como queríamos, pela nossa coragem ou covardia, sejam as palavras que ouvimos pelas mesmas reclamações e que nos fizeram pensar, pois não havíamos olhado por aquele lado ainda. Ou seja, simplesmente o fato de termos nos permitido ficarmos putos com o mundo! Ainda que temporariamente, também podemos e muitas vezes merecemos não estarmos de acordo!

Por outro lado talvez não seja fácil perceber esses momentos, ainda mais depois de um dia cansativo (e frio como esse) de trabalho, confesso que nem sempre consigo, e que na maioria das vezes nem me lembro de pensar nisso, mas por algum momento deve ter valido a pena o dia de hoje...

Pra mim o dia de hoje valeu muito a pena por ensinar minha irmã a jogar dominó e ela se sentir como se tivesse descoberto algo mágico! Ok que não venci nenhuma vez ainda [rs] mas vê-la sorrir, tentando adivinhar as minhas peças definitivamente valeu o dia...

Seja sorrindo ou de saco cheio com o mundo, de maneira corajosa ou um pouco covarde (às vezes) estamos vivendo e certamente o que seremos e como estaremos amanhã terá muito dos nossos sorrisos e reclamações de hoje!

E tudo isso me lembrou muito a música 'Paciência' do Lenine... E embora muitas vezes ela tenha me parecido triste, hoje me passou uma sensação boa, de possibilidade... Afinal a vida parece mesmo tão rara...

10 comentários:

  1. A vida é tão rara, mesmo. Sobrevivemos às mortes anunciadas, à violência que se vende e que se compra, às tiranias públicas e privadas, às desigualdades daqui e dali, às besteiras oficiais e oficiosas, à impaciência (contrariando o conselho do lenine) que implode possibilidades.
    Mas vivemos o grande barato de acordar, todas as manhãs, diante do desafio de colorir as figuras que desenharmos. E haja esquina, para colocar na vida da gente surpresas que nos deixem de queijo caído, a cabeça nas nuvens e os pés no chão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A vida está cada vez mais rara a bem da verdade. Mas ainda há alguns de nós que se permitem descobrir a beleza quase invisível das coisas pequenas que vão se tornando mais e mais insignificantes para aqueles que vivem com pressa. Para e não perca a chance de olhar em volta. Tem sempre algo que vale a pena mais perto do que a gente imagina.

    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
  3. Guimarães Rosa nós avisou, Michelle, 'é perigoso viver'... e a cada dia acho isso, por isso, temos que ter paciência, coragem e covardia para suportar essa delícia e estranheza que é a vida! Às vezes em atos tão singelos, não percebemos que a vida é uma delícia e sempre estamos nos considerando 'sobreviventes', tbém digo isso, e, seu texto me fez refletir!
    Um bom fim de sábado! Com toda a energia de VIVER! Bj*

    ResponderExcluir
  4. coisas tão simples valem tão a pena a cada segundo.
    bom resto de sabado, otimo domingo e toda a energia durante a semana, o mes, o ano, a vida!
    beijão

    ResponderExcluir
  5. Vivemos sobrevivendo às tentativas de conquistar nossos sonhos! Porque muitas vezes esses sonhos exigem guerra, labuta, trabalho, paciência, perseverança... Há muitos jeitos de sobreviver sem perder a alegria. É só não nos deixarmos morrer um pouquinho a cada dia.
    Abraço pra você!

    ResponderExcluir
  6. Você me fez pensar em mais algumas coisas...será que vivo ou sobrevivo?

    Essa música do Lenine, a muito tempo a escuto tentando decifrar todas as "entrelinhas". Assim como você teve a impressão, ela me parece uma música triste mas nem sempre, tem dias que ela parece mais uma injeção de ânimo e esperança.

    É...o tempo não para...

    ResponderExcluir
  7. Michelle,


    Nossa quanto talento junto! Você, Clarice, Lenine e esses comentários desses blogueiros, me intimidaram! rsrs

    As interrogações que fazemos diante da vida, do nosso posicionamento diante dela e vice-versa é ato de grandeza, que nos fortalece e aprinora o espírito para descorbrirmos a sutil diferença entre sobreviver e viver; e tomarmos um posicionamento diante de nossas respostas a ela!


    Mais uma dos seus lindos textosreflexivospoéticos!


    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir
  8. Coragem e paciência

    "Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma"

    Essa música expressa muito sobre a vida.

    Beijinhos

    Tenha uma lindo dia.

    >>Dani

    ResponderExcluir
  9. Michelle e você tem toda a razão a vida é um eterno execício da sobrevivência assim como você colocou sobrevivência do trabalho, do amor, da familia

    gente

    como as vezes é tão difícil viver

    ResponderExcluir
  10. Oi Helcio!
    Queria que soubesse que seu comentário me fez pensar nesse 'barato' de acordar todas as manhãs sabe... nesse desafio de colorir 'as figuras que desenharmos'. Espero me divertir com esses desenhos!
    Beijo grande!

    Oi Kenia!
    Saiba que os seus poemas com certeza me ajudam a parar e olhar para as coisas a minha volta! Espero não perder a sensibilidade de sentir essa 'beleza quase invisível das coisas pequenas'.
    Beijo grande viu!?

    Oi Frank!
    Obrigada por passar por aqui viu! Sempre me fazendo pensar! Espero que tenhamos sim paciência, coragem e covardia para viver essa vida maluca!
    Beijo grande!

    Oi Thaís!
    Você tem toda razão!
    As coisas simples valem a pena cada segundo!
    Beijo grande!

    Oi André!
    Acho que deve ser por aí... Vou pendar nesses jeitos de sobreviver sem perder a alegria, sabe? Acho que esse pode ser o caminho mesmo!
    Beijos!

    Oi Thiago!
    O tempo não para mesmo e às vezes ele parece passar rápido demais né!? Mas acho que acabamos conseguindo encontrar algum equilibrio nesse dia a dia maluco!
    Beijo!

    Oi Marluce!
    O talento fica pra vcs poetas sabe!?
    Mas de fato essas interrogações nos fazem crescer sim e principalmente nos movimentarmos, ainda que às vezes não saibamos exatamente pra onde! Talvez isso seja viver né!?
    Beijo grande!

    Danny!
    Muita coragem e paciência pra gente!
    Beijo grande!

    Oi Talles!
    Bota exercício nisso! Mas olha, de poema em poema você tem ajudado a colorir essa maluquice viu!?
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigado por fazer parte desse diálogo comigo mesma!